FAQ

O recente aumento das tarifas de energia elétrica, atrelado à insuficiência de geração pelas hidrelétricas, vem tornando os sistemas fotovoltaicos cada vez mais atraentes. Considerando que é esperado um aumento do consumo elétrico nos próximos anos, e que os investimentos em geração hidrelétrica estão cada vez menores, principalmente por questões ambientais, é bastante interessante que se produza sua própria energia, para estar imune aos prováveis aumentos tarifários.
O sistema fotovoltaico se paga entre 6 e 10 anos, dependendo do valor da tarifa na região.
Diversas cidades oferecem incentivos fiscais para os micro e mini geradores, como por exemplo descontos no IPTU e no ITBI.
Em países onde a geração de energia solar é mais presente na matriz energética, observa-se uma valorização média de 8% nos imóveis que possuem sistemas fotovoltaicos.
A necessidade de manutenção de um sistema fotovoltaico é praticamente inexistente. Os painéis são feitos para produzirem energia por 25 anos sem nenhuma intervenção e o inversor, tem garantia de 10 anos. Com relação à limpeza dos painéis, a chuva faz o trabalho, auxiliada pela inclinação dos módulos.
O sistema é composto por dois principais itens: os módulos fotovoltaicos, responsáveis por captar a luz do sol e transformá-la em energia elétrica, e o inversor, responsável por converter a energia gerada pelos módulos em corrente contínua, para um formato que seja compatível com o fornecido pela concessionária (corrente alternada).
Após o primeiro contato com a MAGNA, utilizaremos uma cópia de sua conta de luz para fazer o dimensionamento do projeto. A homologação junto à concessionária e o comissionamento também serão de responsabilidade nossa. A instalação típica dura 3 dias, seguindo todas as normas exigidas e com acompanhamento local ou remoto de um engenheiro responsável. Nossa equipe possui treinamento NR-10 e NR-35, e é altamente capacitada.
Todo o excedente de produção é automaticamente fornecido para a rede pública de energia. Com o uso de um relógio bidirecional, a concessionária consegue medir a quantidade de energia injetada e gerar créditos. Esses créditos são exibidos na conta de luz e podem ser consumidos em até 60 meses. Outra possibilidade, é que sejam consumidos em outra unidade consumidora que esteja na mesma concessionária, e no mesmo CPF ou CNPJ da unidade geradora.
Não. Existe uma tarifa obrigatória referente à iluminação pública e taxa de disponibilidade da rede, que equivale a cerca de R$ 40,00.
Provavelmente a maior vantagem de um sistema fotovoltaico é sua durabilidade. Os painéis fotovoltaicos possuem garantia de geração de 25 anos.
Sim, é possível monitorar o sistema em tempo real através de aplicativo disponível para IOS e Android, ou via desktop. O sistema permite analisar a produção de energia em um determinado momento, ou a produção consolidada em um certo período. Todos os sensores do inversor e do sistema também podem ser controlados através deste aplicativo.
A nossa equipe monitora remotamente todos os sistemas instalados e analisa a performance de cada um deles, com o intuito de localizar eventuais falhas ou necessidades de manutenção. Caso sejam detectadas quedas de eficiência no sistema, entramos em contato para verificar se há a necessidade de alguma correção.

 

Visite-nos: